sexta-feira, 31 de julho de 2009

REDE SOCIAL DE ESPORTE EDUCACIONAL ESTIMULA JOVENS DA COMUNIDADE CIDADÃ.

JOVENS DO PROJETO COMUNIDADE CIDADÃ, LENDO CARTA DE REINVIDICAÇÃO DE MELHORIAS PARA O ESPORTE E O LAZER.
ESPORTE COMO DIREITO!
TEMOS DIREITO A PRÁTICAR ESPORTE!
ESTE DIREITO É NOSSO!

quarta-feira, 29 de julho de 2009

REDE SOCIAL DE ESPORTE EDUCACIONAL JUNTA MORADORES NO JD. JULHA - EMBU, E LUTA POR AREA ESPORTIVA!


REDE SOCIAL SE REÚNE COM MORADORES E VEREADORA DRa. BETE, PARA PREPARAR PROPOSTA E ENVIAR AO PREFEITO CHICO BRITO.
Queremos que este espaço ocioso e perigosa se transforme em um espaço de esporte e lazer.
É possível construir um campo, quadra, pista de skate e de caminhada.
Se o poder público fizer a parte dele, nós moradores cuidaremos deste espaço! disse um morador.
A Vereadora Dra. Bete, encaminhará a proposta representando a nossa comunidade.

RUA CAIÇARA NOSSA RUA DE LAZER

A Ideia é mobilizar o pessoal da Rede Social mudar o visual das ruas, assim criando um ambiente para praticar esporte e brincar muito!

Rede Social de Esporte Educacional Comunidade Cidadã: LEMBRAM DISSO?

A Carta dos Direitos da Criança no Esporte foi lançada em 1988 em Genebra e relançada no congresso de Panathlon em Avignone (1996), nela há:

1 – Direito de praticar esporte;
2 – Direito de se divertir e de jogar;
3 – Direito de usufruir de um ambiente sadio;
4 – Direito de ser tratado com dignidade;
5 – Direito de ser rodeado e treinado por pessoas competentes;
6 – Direito de seguir treinamentos apropriados aos ritmos individuais;
7 – Direito de competir com jovens que possuem as mesmas possibilidades de sucesso;
8 – Direito de participar de competições apropriadas;
9 – Direito de praticar o próprio esporte com absoluta confiança;
10 – Direito de tempos de repouso;
11 – Direito de não ser um campeão.

Professor Everaldo, Ana Moser e Alan Leão. CARAVANA DO ESPORTE.

A vida não é feita só de conhecimento, dinheiro ou de esforço individual. É feita de esforço coletivo, de uma ampla gama de recursos, poderes, conhecimentos.

SE QUISER IR PERTO PODE IR SÓ,

MAS SE QUISER IR LONGE,

TEM QUE IR JUNTOS!

Meu amigo Everaldo, Minha amiga Ana Moser e eu.

Conheça melhor a CARAVANA DO ESPORTE.

www.espnbrasil.com.br/caravanadoesporte

www.esporteeducacao.org.br

IMPACTO SOCIAL GERADO PELO INSTITUTO ESPORTE E EDUCAÇÃO NO PROJETO COMUNIDADE CIDADÃ.

O impacto das ações do Instituto Esporte & Educação com o PROGRAMA COMUNIDADE CIDADÃ acontece em quatro grandes blocos:

· Comunidade

Transforma o núcleo esportivo-sócio-educativo em referência para a comunidade atendida. Nele acontecem atividades para as crianças e adolescentes; aulas de ginástica e caminhada para as mães dos alunos; oficinas artísticas (mosaico e teatro); além disso, o núcleo participa das reuniões e decisões dos conselhos gestores locais onde são discutidas e resolvidas questões pertinentes às localidades.

· Desenvolvimento dos alunos atendidos nos NESEs

O impacto na formação das crianças e jovens está na tomada de consciência da sua realidade e nas transformações ocorridas. O esporte, na dimensão educacional, ensina valores como solidariedade, respeito ao próximo, cooperação, tolerância e sentido do coletivo.

· Transformação da realidade dos professores capacitados e o impacto gerado por eles

Os professores capacitados ampliam sua visão de esporte, de educação e de mundo. Através das trocas de experiências, planejamento e aplicação das suas aulas, são capazes de intervir nas comunidades e promover inclusão social, desenvolvimento humano e cidadania. No trabalho articulado em rede, constroem coletivamente as tecnologias sociais.

· Sensibilização das Políticas Públicas

A partir de uma ampla intervenção na rede de professores dos parceiros, através do programa de formação, acontece uma reflexão sobre as propostas de políticas públicas voltadas ao esporte nos municípios atendidos. A formação de um amplo contingente de professores com uma nova visão sobre o esporte, proporciona um movimento em relação a novas propostas de políticas de atendimento.

REDE SOCIAL DE ESPORTE EDUCACIONAL! PRÊMIO RECEBIDO POR ALAN LEÃO E SUA AMADA.

Reconhecimento COMUNIDADE CIDADÃ (Alan Leão)

Alan Leão, articulador do movimento REDE SOCIAL COMUNIDADE CIDADÃ, recebe reconhecimento do PRÊMIO ACONTECE, (instituição estimula ações sociais e sustentáveis).

O reconhecimento veio pela iniciativa de juntar lideranças da comunidade onde mora e trabalha e discutir o esporte como instrumento de educação, mobilização social, política e comunitária.

ALAN LEÃO E PROFESSOR TIAGO DO PROJETO COMUNIDADE CIDADÃ DE EMBU DAS ARTES.


Prêmio e Homenagem para CIDADÃO DO TABOÃO” (Menção honrosa).

Alan Leão foi indicação pela câmara de vereadores de Taboão da Serra, por representar nossa região em vários estados brasileiros, desenvolvendo projetos esportivos e socioculcurais na CARAVANA DO ESPORTE.

PRÊMIO COOPERIFA - EU E MEU IRMÃO PAULO BRITO

O prêmio recebido pela COOPERIFA é resultado do nosso trabalho nas comunidades da Zona Sul de São Paulo.

“pra mim é o prêmio mais importante, é verdadeiro, é de quem fala pouco e faz pela nossa periferia” ALAN LEÃO.

Alan Leão e Bruno com prêmio "JOVEM CIDADÃO MOBILIZADOR".

· Prêmio e Homenagem "JOVEM CIDADÃO MOBILIZADOR" de São Paulo.


A ideia deste prêmio é valorizar e dar voz aos jovens que desenvolvem projetos sociais na comunidade em que vivem.



terça-feira, 28 de julho de 2009

ALAN LEÃO - UM MEIO OU UMA DESCULPA?

Não conheço ninguém que conseguiu realizar seu sonho, sem sacrificarferiados e domingos pelo menos uma centena de vezes.Da mesma forma, se você quiser construir uma relação amiga com seus filhos,terá que se dedicar a isso, superar o cansaço, arrumar tempo para ficar comeles, deixar de lado o orgulho e o comodismo.Se quiser um casamento gratificante, terá que investir tempo, energia esentimentos nesse objetivo.O sucesso é construído à noite!Durante o dia você faz o que todos fazem.Mas, para obter um resultado diferente da maioria, você tem que serespecial.Se fizer igual a todo mundo, obterá os mesmos resultados.Não se compare à maioria, pois, infelizmente ela não é modelo de sucesso.Se você quiser atingir uma meta especial, terá que estudar no horário emque os outros estão tomando chope com batatas fritas.Terá de planejar, enquanto os outros permanecem à frente da televisão.Terá de trabalhar enquanto os outros tomam sol à beira da piscina.A realização de um sonho depende de dedicação, há muita gente que esperaque o sonho se realize por mágica, mas toda mágica é ilusão, e a ilusão nãotira ninguém de onde está, em verdade a ilusão é combustível dos perdedorespois...Quem quer fazer alguma coisa, encontra um MEIO.Quem não quer fazer nada, encontra uma DESCULPA. TOME PARTIDO, ESTA É A HORA!!!

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Dra. BETE E NATINHA COMANDAM EVENTO DA COMUNIDADE CIDADÃ. REALIZAREMOS MAIS UMA AÇÃO SOCIAL NA COMUNIDADE DO JARDIM DA LUZ - EMBU. SÁBADO AS 10:00H.

REDE SOCIAL DE ESPORTE EDUCACIONAL APOIA O ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente. DO DIREITO À EDUCAÇÃO, CULTURA, AO ESPORTE E AO LAZER.


Capítulo IV - Do Direito à Educação, à Cultura,
ao Esporte e ao Lazer
•Art. 53 - A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes:

•I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;

•II - direito de ser respeitado por seus educadores;

•III - direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores;

•IV - direito de organização e participação em entidades estudantis;

•V - acesso à escola pública e gratuita próxima de sua residência.

Os Recursos do Ministério do Esporte terão a seguinte destinação: Art. 7


I - desporto educacional;

II - desporto de rendimento, nos casos de participação de entidades nacionais de administração do desporto em competições internacionais, bem como as competições brasileiras dos desportos de criação nacional;

III - desporto de criação nacional;

IV - capacitação de recursos humanos:

a) cientistas desportivos;

b) professores de educação física; e

c) técnicos de desporto;

V - apoio a projeto de pesquisa, documentação e informação;

VI - construção, ampliação e recuperação de instalações esportivas;

VII - apoio supletivo ao sistema de assistência ao atleta profissional com a finalidade de promover sua adaptação ao mercado de trabalho quando deixar a atividade; VIII - apoio ao desporto para pessoas portadoras de deficiência.

Do Instituto Nacional do Desenvolvimento do Desporto - INDESP (Vide Lei nº 9.649, de 1998)

Constituição Federal – 1998 - Da Educação, Da Cultura e Do Desporto "Lei Pelé".

•Art. 217 - É dever do Estado fomentar práticas desportivas formais e não-formais, como direito de cada um, observados

•I - a autonomia das entidades desportivas dirigentes e associações, quanto a sua organização e funcionamento;

•II - a destinação de recursos públicos para a promoção prioritária do desporto educacional e, em casos específicos, para a do desporto de alto rendimento;

Art. 3o O desporto pode ser reconhecido em qualquer das seguintes manifestações:

• I - desporto educacional, praticado nos sistemas de ensino e em formas assistemáticas de educação, evitando-se a seletividade, a hipercompetitividade de seus praticantes, com a finalidade de alcançar o desenvolvimento integral do indivíduo e a sua formação para o exercício da cidadania e a prática do lazer;

• II - desporto de participação, de modo voluntário, compreendendo as modalidades desportivas praticadas com a finalidade de contribuir para a integração dos praticantes na plenitude da vida social, na promoção da saúde e educação e na preservação do meio ambiente;

• III - desporto de rendimento, praticado segundo normas gerais desta Lei e regras de prática desportiva, nacionais e internacionais, com a finalidade de obter resultados e integrar pessoas e comunidades do País e estas com as de outras nações.

Criança tem direito de práticar esporte!

A Carta dos Direitos da Criança no Esporte foi lançada em 1988 em Genebra e relançada no congresso de Panathlon em Avignone (1996), nela há:


1 – Direito de praticar esporte;
2 – Direito de se divertir e de jogar;
3 – Direito de usufruir de um ambiente sadio;
4 – Direito de ser tratado com dignidade;
5 – Direito de ser rodeado e treinado por pessoas competentes;
6 – Direito de seguir treinamentos apropriados aos ritmos individuais;
7 – Direito de competir com jovens que possuem as mesmas possibilidades de sucesso;
8 – Direito de participar de competições apropriadas;
9 – Direito de praticar o próprio esporte com absoluta confiança;
10 – Direito de tempos de repouso;
11 – Direito de não ser um campeão.

Alan Leão e Alê Arena Belo Jardim: Fundo da Criança vai apoiar projetos esportivos por Unicef Recife às 11:17 em 20/07/2009

"Inspirado" pelo programa Inspiração Internacional, o Conselho de Direitos (Comdica) de Belo Jardim vai destinar parte dos recursos do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente para o financiamento de projetos relacionados ao esporte educacional. A primeira entidade beneficiada será a Acat, que atua no distrito de Taboquinha, região rural do município.


"Compreendemos a importância da prática esportiva enquanto direito de todas as crianças. Por isso estamos estimulando as entidades desse segmento a se inscreverem no Conselho para que possam também apresentar projetos", anunciou Milton Marinho presidente do Comdica, na audiência pública realizada nesta quarta-feira, dia 15 de julho, no auditório da prefeitura municipal.

Cerca de 25 pessoas estiveram presentes à atividade, inclusive representantes da secretaria de Saúde, do Instituto Esporte Educação, da ONG Estação da Cultura e do UNICEF, além de jovens, professores e dirigentes de associações esportivas de Belo Jardim.

Alexandre Arena e Alan Leão, do IEE, como vêm fazendo em outros momentos, voltaram a ressaltar a importância do investimento na educação física, insistindo que é preciso focar na garantia do direito ao esporte para todos. "Porque o professor de matemática faz de tudo para que todos os seus alunos aprendam a somar, multiplicar e dividir enquanto alguns professores de educação física preocupam-se apenas com as crianças mais habilidosas?", questionou Leão.

Diversas pessoas usaram a palavra para sugerir processos, métodos e prioridades para a formatação de um plano de ação voltado para o esporte. Foi lembrada a necessidade de se incluir pessoas com deficiência e de dar uma atenção especial à questão de gênero e de classe. "Crianças gostam de brincar e jogar juntas. O preconceito é algo que se constrói e o esporte, se bem usado, pode ajudar a combater a discriminação", opinou a conselheira Nena Marinho.

Carmem Peixoto, que representou a secretaria de Educação, sugeriu a realização de um seminário que pudesse envolver professores das redes municipal, estadual e privada. "É importante fazer o melhor dentro de nossas possibilidades. Acho que uma boa iniciativa seria realmente construir uma proposta pedagógica, assim como temos para outras disciplinas", afirmou a professora. "Sabemos que atender a todos não é fácil. São 13 mil crianças matriculadas nas nossas escolas. Mas nós temos o dever de fazer o que for possível para que esse direito seja plenamente garantido. Já compramos novos kits esportivos e contratamos mais professores. Mas temos a consciência de que o caminho a ser percorrido ainda é longo".

Integrantes de associações esportivas presentes saíram da audiência satisfeitos, prevendo novos encontros ainda maiores. "Essa iniciativa é muito importante e a capoeira não pode ficar de fora. Há centenas de praticantes aqui no município e a gente vê o quanto isso é importante para as crianças. Muitas mães me procuram para que seus filhos participem das aulas e fazemos esse trabalho sem qualquer apoio. Por incrível que pareça, ainda existe muito preconceito com a nossa modalidade. Além disso, o dinheiro acaba indo todo para o futebol", afirmou José Ferreira, o contramestre 'Zé do Bola', um dos praticantes mais atuantes da capoeira local.

O que é Programa Inspiração Internacional?


O programa Inspiração Internacional é uma resposta direta à "promessa de Singapura", quando a campanha londrina pelos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2012 comprometeu-se a "atingir milhões de jovens em todo o mundo e fazer chegar a eles o poder inspirador dos Jogos, para que eles possam, através das práticas esportivas, melhorar suas vidas".


A visão do programa é transformar as vidas de 12 milhões de crianças e adolescentes em todo o mundo, em escolas e comunidades, particularmente em países em desenvolvimento, através do poder da prática de educação física inclusiva, esporte e lazer.

O II já existe em cinco países: Azerbaijão, Brasil, India, Palau e Zambia. Entre 2009 e 2010, outros cinco países se agregarão: Bangladesh, Gana, Jordania, Moçambique e Trinidad Tobago. Em sua totalidade, o programa deverá chegar a 20 países.

Para que a visão do programa seja alcançada, Inspiração Internacional trabalha em parceria com governos e ministérios para desenvolver estratégias para a provisão de educação física de qualidade, esporte e lazer para crianças e adolescentes. O programa trabalha com treinadores, professores, jovens e líderes comunitários, organizações e associações com o objetivo de fomentar parcerias, realizar formações e transformar atitudes que irão garantir este direito.

O Inspiração Internacional cria oportunidades para que crianças e adolescentes possam ter a oportunidade de praticar esportes e educação física, no intuito que esses processos possam, no longo prazo, transformar as vidas desses jovens em todo o mundo. Transformações que possam ir além dos Jogos Olímpicos e do próprio Inspiração Internacional.

Trata-se de uma iniciativa do UK Sports, pelo Departamento de cultura, Mídia e Esportes (DCMS), Inspiração Internacional é uma colaboração entre especialidades em esportes, desenvolvimento e educação.

São parceiros o Conselho Britânico, o Unicef, o Foreign and Commonwealth Office (FCO), o Departamento de Desenvolvimento Internacional (DFID), a Fundação Olímpica Britânica (BDF) e o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Londres (LOCOG).

Nossas Ações Locais e da Rede de Núcleos - IEE e Comunidade Cidadã.

Faz parte da metodologia do IEE a realização de Eventos de Rede, que integram os professores e estagiários, bem como os alunos e as comunidades envolvidas com os Núcleos. Os Eventos são alinhados com a proposta pedagógica aplicada nas atividades regulares e reúnem ações esportivas (festivais, torneios e encontros) complementadas com ações culturais, de saúde, protagonismo, cidadania e comunidade.

A programação anual reúne os Núcleos numa série de Eventos Locais e Regionais, que seguem a temática proposta pelo grupo de Coordenação Pedagógica do IEE.

Os eventos podem se realizar durante a semana e aos finais de semana, fora da carga regular de contratação dos coordenadores, professores e estagiários. Para esta ação, também são produzidos material de comunicação e uniformes específicos. Complementam as atividades previstas: o transporte dos alunos e equipe de profissionais IEE para os eventos locais e regionais; som e mobiliário; alimentação; premiação e outros custos de produção.

Os Eventos Locais fazem parte do planejamento regular das atividades dos Núcleos, e são planejados em conjunto com a Coordenação Pedagógica nas reuniões de Formação Continuada e de Gestão. Eles têm como objetivos: o fechamento de um projeto pedagógico; a interação com a comunidade; a comemoração de data ou fato; captação de novos alunos etc. O presente Projeto prevê um custo mensal para cada Núcleo a fim de cobrir pequenas despesas, tais como, lanches, transporte/frete, entre outras previstas em relatórios e documentos para fins de comprovação de gastos e prestação de contas.

Missão e objetivos do IEE e Comunidade Cidadã


MISSÃO DO IEE: “Contribuir para a formação do cidadão crítico e participativo, por meio do processo educativo do esporte, favorecendo o desenvolvimento de comunidades de baixa renda.”

OBJETIVO GERAL DO PROJETO:

“Contribuir para a formação do jovem enquanto cidadão crítico, participante e transformador de sua realidade, através da construção coletiva de espaços de prática esportiva educacional.”

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  1. Conscientizar a população atendida, direta e indiretamente, da importância da atividade física e hábitos de higiene para melhora e manutenção da qualidade de vida.
  2. Ampliar o Universo Cultural do público beneficiado.
  3. Contribuir para a formação do jovem enquanto cidadão crítico, participante e transformador de sua realidade.
  4. Despertar para a formação profissional em áreas sociais de educação e saúde.
  5. Desenvolver competências e habilidades psicomotoras, sócio-afetivas e cognitivas.
  6. Promover a integração com a comunidade.

domingo, 26 de julho de 2009

Reconhecimento COMUNIDADE CIDADÃ (Alan Leão)

· Prêmio Jovem Empreendedor Social Artemísia Brasil (Finalista 2008).

· Prêmio Líder Comunitário Cooperifa (cooperativa Cultural da Periferia.)

· Prêmio e Homenagem Jovem Cidadão de São Paulo (Mansão honrosa).

Reconhecimento IEE

· Prêmio Empreendedor Social da Folha de São Paulo

Finalista 2006

· Prêmio Empreendedor Social Ashoka / McKinsey

Finalista 2006

· Programa Caravana do Esporte / 2005

* Menção Especial na 4ª edição dos Prêmios Ibero-Americanos de Comunicação pelos Direitos da Infância (UNICEF Internacional);

* Prêmio APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) de melhor programa de esporte da TV Brasileira;

* Finalista do Prêmio Esso de Jornalismo na categoria telejornalismo;

· Finalista do Prêmio IGE de jornalismo “Pelo Direito dos Brasileiros à Educação de Qualidade”.

EDUCADOR ALAN LEÃO REPRESENTA EMBU DAS ARTES EM ENCONTRO INÉDITO SOBRE ESPORTE E ARTE NA BAHIA!

Salvador recebe encontro inédito para debater o esporte e a arte

por ESPN.com.br

Depois de percorrer mais de 150 mil quilômetros em quatro anos de ação, visitar 32 cidades em 15 estados brasileiros e atender mais de 60 mil crianças e 9 mil professores da rede pública de ensino, os projetos sociais Caravana do Esporte e Caravana da Música realizam um encontro inédito para fazer um balanço das atividades e debater o papel do esporte e da arte como ferramentas de educação. De 29 a 31 de agosto, acontece no Hotel Pestana, em Salvador (BA), o 1º Fórum Caravana do Esporte e Caravana da Música, uma realização da ESPN, em parceria com o UNICEF, o Instituto Esporte Educação e a cantora Daniela Mercury.

O encontro vai reunir educadores e representantes de todos os municípios já atendidos pelos dois projetos sociais, além de ONGs, atletas e professores da rede municipal de ensino para três dias de reflexão, avaliação e troca de experiências. Participam do evento a cantora Daniela Mercury, embaixadora do UNICEF, e grandes nomes do esporte nacional como Ana Moser, Lars Grael, Patrícia Medrado, Soraia André, Diogo Silva e Barbosa do basquete.

O Fórum terá palestras e mesas comandadas por especialistas em direitos da criança e políticas públicas para a infância e a adolescência, como o pedagogo Antônio Carlos Gomes da Costa, que participou do grupo de redação do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) e trabalhou como perito no Comitê Internacional dos Direitos da Criança da ONU em Genebra (Suíça), Victor Barreto, consultor do IDECA (Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e de Ação Comunitária) e Jaqueline Moll, coordenadora do Programa Mais Educação do Ministério da Educação.

Também participam deste 1º Fórum Caravana do Esporte e Caravana da Música professores dos dois projetos sociais, Secretários de Educação, Esporte e Cultura dos municípios envolvidos e representantes regionais do UNICEF. Cada município terá dois representantes, que podem ser secretários municipais, professores e/ou líderes comunitários que se destacaram na mobilização para o projeto em sua cidade. (Confira abaixo a lista completa dos municípios participantes).

Entre os principais objetivos do 1º Fórum Caravana do Esporte e Caravana da Música estão avaliar o trabalho de continuidade desenvolvido pelos municípios e a aplicação de políticas públicas, além de propiciar a troca de experiências sócio-educativas entre os participantes e estabelecer propostas de continuidade do trabalho com o esporte e a arte educacionais nas comunidades envolvidas. Ao final do encontro, serão definidos Planos Político-Pedagógicos para orientar a continuação da Caravana do Esporte e da Caravana da Música nos municípios nos próximos meses até a realização do próximo Fórum, em maio de 2009.

“O 1° Fórum Caravana do Esporte e Caravana da Música é mais uma conquista nestes quatro anos de projeto. A primeira oportunidade de reunir educadores e gestores de municípios de todo o Brasil. Comunidades com realidades tão diversas e, em alguns pontos, tão semelhantes: indígenas, quilombolas, ribeirinhos, sertanejos, pessoas do interior e de grandes centros urbanos, todos juntos para um grande debate sobre a utilização do esporte e da arte na educação das crianças brasileiras!”, conta Adriana Saldanha, diretora da Caravana do Esporte e da Caravana da Música.

O 1º Fórum da Caravana do Esporte e Caravana da Música tem apoio da Gol – Linhas Aéreas Inteligentes, que forneceu as passagens aéreas para todos os participantes do encontro.

Esporte e Arte para Educar

Criada em 2005 pela ESPN, a Caravana do Esporte já percorreu 32 cidades em 15 estados brasileiros, utilizando o esporte para educar. Em cada localidade atendida, uma equipe de professores e atletas desenvolve oficinas esportivas com alunos de 7 a 14 anos e workshops com professores da rede pública de ensino. A iniciativa é possível graças à aliança com o UNICEF - Fundo das Nações Unidas para a Infância, que chancela o projeto e indica as cidades a serem atendidas. O Instituto Esporte e Educação, presidido por Ana Moser, é o responsável pela metodologia aplicada. O projeto conta ainda com a parceria de grandes nomes do esporte brasileiro.

Já a Caravana da Música foi criada em 2007 pela ESPN em parceria com o UNICEF e a cantora Daniela Mercury, com o objetivo disseminar o conceito da educação por meio da experimentação artística de música e dança. Nas comunidades atendidas, profissionais indicados por Daniela Mercury realizam oficinas de música e dança com a alunos de 6 a 14 anos e workshops com professores da rede municipal de ensino para capacitá-los a dar continuidade ao projeto depois da passagem da Caravana.

O canal ESPN Brasil exibe documentários com o melhor das matérias e dos trabalhos realizados em cada uma das comunidades visitadas. A série de programas da Caravana do Esporte já recebeu diversas premiações, entre elas o Prêmio APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) de melhor programa de esporte da TV brasileira, além de ser finalista do Prêmio IGE de Jornalismo (coordenado pela Agência de Notícias dos Direitos da Infância - ANDI e pelo Instituto Gestão Educacional), na categoria Iniciativa Inovadora e no Prêmio Esso Especial de Telejornalismo. A série também recebeu Menção Especial na 4ª edição dos Prêmios Ibero-Americanos de Comunicação pelos Direitos da Infância (UNICEF, Comitê Espanhol do UNICEF e Agência EFE de Notícias).

Redes Sociais

O que é Rede Comunitária?

Redes Comunitárias promovem conexões para cooperar, trocar, construir parceiras entre comunidades populares, instituições públicas, privadas e do terceiro setor.

A Rede é um espaço coletivo, que prevê a participação de todos. Detalhe fundamental: na Rede, pessoas e instituições diferentes interagem em termos de igualdade.


Quem está na Rede?

Nas Redes Comunitárias, pessoas e instituições diferentes interagem em termos de igualdade.

Este espaço facilita a comunicação entre quem oferece e quem procura.
Fazer algo pelo bem estar de todos está ao nosso alcance.

Cada um de nós tem algo a oferecer.
Algo que temos a mais e que poderá ser útil a outros: bens materiais, conhecimento, acessos, espaços, trabalho voluntário, recursos, afeto, carinho, atenção...

Muitos de nós procuram exatamente por aquilo que outros podem oferecer.

Iniciativas que estejam atuando regularmente com atividades educativas, esportivas e/ ou sócio-cultural.

Como surgiram parcerias e redes sociais?

Staley Milgram registra que o conceito é muito antigo.

Existe desde o inicio da história da humanidade, surgiu por meio dos movimentos sociais, econômicas e políticas.

Base conceitual:

Teoria criada desenvolvida por Staley Milgram em 1967.

Nome: Seis Graus de Separação.

Objetivo:

Mostrar que estamos separador do outro por seis pessoas ou seis conexões para alcançar o individuo que esta buscando como parceiro.

Teste: 1967; Carta ao destinatário, passa por seis pessoas para chegar ao seu endereço.

Teste: 2002; Mesma pesquisa por e-mail, comprovou o mesmo grau de comparação.

Este mesmo estudo que se tornou base para estruturação do site de pesquisa:

Google, Yahoo e Sistemas para empresas, organizações.

www.parcerias.org.br

http://www.redescomunitarias.org.br/Ajuda.asp

Social NETWORTING

Milgram, Staley (Redes Sociais e Novas tendências, 2002).

http://www.redescomunitarias.org.br/Ajuda.asp

Habilidade inter-pessoais e sociais do Gestor.

Como referência para esta questão minha opinião é utilizar-mos o material, documento que estamos desenvolvendo como rede social de grupo de gestão. São próximas de nossas realidades profissionais e o mais importante foi construído em rede.

· As capacidades

· Habilidade inter-pessoais

· Habilidades sociais.

. Ciências Humanas

Como posso ser parceiro?

Participando de atividades em organizações sociais, empresariais para promoção da relação de parcerias propostas pelo Projeto que estiver atuando (palestras, debates, mesas, cursos, oficinas, etc);

De uma maneira geral, ser parceiro demanda cuidados e ajustes mútuos no desenvolvimento da relação. A construção de relações de parcerias é um processo contínuo que exige adequada gestão. Para tanto, sugerem-se passos como:

Definir procedimentos e critérios para a seleção de parceiros;

Construir consensos prévios entre as organizações com as quais se vai trabalhar em parceria;

Estabelecer vínculo jurídico com os parceiros estabelecendo responsabilidades;

Planejar a ação em conjunto com os parceiros, considerando todas as partes envolvidas;

Não descuidar da relação de parceria;

Acompanhar e avaliar periodicamente as ações desenvolvidas em parceria focando a aprendizagem;

Clareza do propósito, compromisso, conexão, criação de valor, comunicação e contínuo aprendizado.

Rede Social de Esporte Educacional socializa o conceito de parcerias:

Breve contextualização sobre Parcerias e Redes Sociais.

1) O que são parcerias?

Parceria é uma relação de eqüidade onde há complementaridade fundamentada em objetivos compartilhados, respeito aos valores institucionais com abertura para discussão, articulação dos valores de cada parceiro e a implicação desses valores dentro da parceria, responsabilidade mútua, transparência, compromisso, abertura e confiança. (www.parcerias.org.br).

Diferenciais do IEE - Comunidade Cidadã

Podemos identificar como diferencial do Centro IEE e COMUNIDADE CIDADÃ, os seguintes pontos:

· Realização de capacitação de professores de educação física, estudantes, agentes esportivos e gestores sociais, aliada à implantação de NESEs;

· Articulação e mobilização com parceiros de diferentes estâncias: Programas Públicos, Iniciativa Privada, Municípios, Sistema S e comunidade;

· Adaptação dos conteúdos teóricos e práticos, de acordo com a realidade local;

· Utilização de uma metodologia inovadora que contribui, por meio do esporte, para a formação de cidadãos mais preparados para enfrentar as exigências sociais e transformar a sua realidade.

Ensinar Esporte para todos

* Ensinar o esporte com a premissa de inclusão e participação de todos, independentemente dos potenciais e das limitações individuais.

Ensinar bem o Esporte para todos

* Ensinar o esporte de maneira que todos aprendam a jogá-lo com competência técnica e tática.

Ensinar mais do que o Esporte para todos

* Ensinar o esporte de forma que os alunos se apropriem de conhecimentos nas áreas de saúde, cultura, cidadania, protagonismo e comunidade.

Metodologia IEE aplicada pela (COMUNIDADE CIDADÃ)

A tecnologia desenvolvida e empregada pelo Instituto Esporte & Educação nas suas ações está fundamentada na utilização do esporte como instrumento de educação.

Desenvolve valores como a solidariedade, respeito ao próximo e às regras, tolerância, sentido coletivo e cooperação. Cria oportunidades de o aluno desenvolver estratégias para resolver problemas e enfrentar situações da vida em sociedade. A metodologia proposta pelo IEE apresenta três princípios básicos:

ENSINAR ESPORTE PARA TODOS

Independente da habilidade técnica
Ensinar o esporte com a premissa de inclusão e participação de todos, independentemente dos potenciais e das limitações individuais.

ENSINAR BEM ESPORTE PARA TODOS

Compreensão da técnica e tática
Reflexão
Co-gerenciamento
Aprendizagem

Ensinar o esporte de maneira que todos aprendam a jogá-lo com competência técnica e tática.

ENSINAR MAIS DO QUE ESPORTE PARA TODOS

Cultura
Saúde
Educação
Protagonismo
Profissionalismo


Ensinar o esporte de forma que os alunos se apropriem de conhecimentos nas áreas de saúde, cultura, cidadania, protagonismo e comunidade.

Princípios do Esporte Educacional

Acreditamos que, para o esporte tornar-se fator de emancipação individual e conseqüentemente coletiva, alguns preceitos devem ser respeitados, como:


1. INCLUSÃO DE TODOS

Este princípio consiste em criar condições e oportunidades para a participação de todas as crianças e jovens no aprendizado do esporte, desenvolvendo habilidades e competências que possibilitem compreender, transformar, reconstruir e usufruir as diferentes práticas esportivas.

2. CONSTRUÇÃO COLETIVA

Este princípio define-se pela participação ativa de todos os envolvidos na estruturação do processo de ensino e aprendizagem do esporte. Sendo assim, é imprescindível que alunos, professores e comunidade sejam co-responsáveis e co-gestores do planejamento, execução, avaliação e continuidade dos programas e projetos.

3. RESPEITO À DIVERSIDADE

Este princípio consiste em perceber, reconhecer e valorizar as diferenças entre as pessoas no que se refere à raça, cor, religião, gênero, biótipo, níveis de habilidades. Entendendo a diversidade como uma oportunidade de aprender com as diferenças, é importante diversificar as metodologias de ensino, favorecendo a convivência e a aprendizagem compartilhada.

4. EDUCAÇÃO INTEGRAL

Este princípio se define pela compreensão do esporte como possibilidade de aprendizagem e desenvolvimento cognitivo, psicomotor e socioafetivo As ações pedagógicas devem abordar os conteúdos em dimensões conceitual, atitudinal e procedimental.

5. RUMO À AUTONOMIA

Este princípio consiste no entendimento e na transformação do esporte como meio para uma educação emancipatória que se baseia no conhecimento, no esclarecimento e na auto-reflexão crítica para superar o modelo de esporte, atualmente difundido, em que prevalece a exclusão, a violência, o sexismo, o elitismo e a influência e imposição de modelos pela mídia. Portanto, a autonomia constitui-se na capacidade dos atores sociais em analisar, avaliar, decidir, promover e organizar a sua participação e de outros nas diversas práticas esportivas.

Direitos das Crianças no Esporte em Genebra, 1988.

A Carta dos Direitos da Criança no Esporte foi lançada em 1988 em Genebra e relançada no congresso de Panathlon em Avignone (1996), nela há:

1 – Direito de praticar esporte;
2 – Direito de se divertir e de jogar;
3 – Direito de usufruir de um ambiente sadio;
4 – Direito de ser tratado com dignidade;
5 – Direito de ser rodeado e treinado por pessoas competentes;
6 – Direito de seguir treinamentos apropriados aos ritmos individuais;
7 – Direito de competir com jovens que possuem as mesmas possibilidades de sucesso;
8 – Direito de participar de competições apropriadas;
9 – Direito de praticar o próprio esporte com absoluta confiança;
10 – Direito de tempos de repouso;
11 – Direito de não ser um campeão.

Texto; Ruth Rocha

Criança tem que ter nome, criança tem que ter lar, ter saúde e não ter fome, ter segurança e estudar. Não é questão de querer, nem questão de concordar, os direitos das crianças todos têm de respeitar (...) Tem direito à atenção, direito de não ter medos, direito a livros e a pão, direito de ter brinquedos (...) Carrinho, jogos, bonecas, montar um jogo de armar, amarelinha, petecas e uma corda de pular (...) Uma caminha macia, uma canção de ninar, uma história bem bonita, então, dormir e sonhar. Embora eu não seja rei, decreto neste país, que toda criança tem o direito de ser feliz.

Ruth Rocha (2002)



O Impacto do Nossos Projetos em Quatro Blocos

O impacto das ações do Instituto Esporte & Educação com o PROGRAMA COMUNIDADE CIDADÃ acontece em quatro grandes blocos:

· Comunidade

Transforma o núcleo esportivo-sócio-educativo em referência para a comunidade atendida. Nele acontecem atividades para as crianças e adolescentes; aulas de ginástica e caminhada para as mães dos alunos; oficinas artísticas (mosaico e teatro); além disso, o núcleo participa das reuniões e decisões dos conselhos gestores locais onde são discutidas e resolvidas questões pertinentes às localidades.

· Desenvolvimento dos alunos atendidos nos NESEs

O impacto na formação das crianças e jovens está na tomada de consciência da sua realidade e nas transformações ocorridas. O esporte, na dimensão educacional, ensina valores como solidariedade, respeito ao próximo, cooperação, tolerância e sentido do coletivo.

· Transformação da realidade dos professores capacitados e o impacto gerado por eles

Os professores capacitados ampliam sua visão de esporte, de educação e de mundo. Através das trocas de experiências, planejamento e aplicação das suas aulas, são capazes de intervir nas comunidades e promover inclusão social, desenvolvimento humano e cidadania. No trabalho articulado em rede, constroem coletivamente as tecnologias sociais.

· Sensibilização das Políticas Públicas

A partir de uma ampla intervenção na rede de professores dos parceiros, através do programa de formação, acontece uma reflexão sobre as propostas de políticas públicas voltadas ao esporte nos municípios atendidos. A formação de um amplo contingente de professores com uma nova visão sobre o esporte, proporciona um movimento em relação a novas propostas de políticas de atendimento.

NA LUTA E NA LABUTA!

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JUNTAR PESSOAS QUE ACREDITAM NO ESPORTE E NA ARTE PARA EDUCAR CRIANÇAS E JOVENS E TRANSFORMAR AS COMUNIDADES MENOS FAVORECIDAS!