domingo, 26 de julho de 2009

EDUCADOR ALAN LEÃO REPRESENTA EMBU DAS ARTES EM ENCONTRO INÉDITO SOBRE ESPORTE E ARTE NA BAHIA!

Salvador recebe encontro inédito para debater o esporte e a arte

por ESPN.com.br

Depois de percorrer mais de 150 mil quilômetros em quatro anos de ação, visitar 32 cidades em 15 estados brasileiros e atender mais de 60 mil crianças e 9 mil professores da rede pública de ensino, os projetos sociais Caravana do Esporte e Caravana da Música realizam um encontro inédito para fazer um balanço das atividades e debater o papel do esporte e da arte como ferramentas de educação. De 29 a 31 de agosto, acontece no Hotel Pestana, em Salvador (BA), o 1º Fórum Caravana do Esporte e Caravana da Música, uma realização da ESPN, em parceria com o UNICEF, o Instituto Esporte Educação e a cantora Daniela Mercury.

O encontro vai reunir educadores e representantes de todos os municípios já atendidos pelos dois projetos sociais, além de ONGs, atletas e professores da rede municipal de ensino para três dias de reflexão, avaliação e troca de experiências. Participam do evento a cantora Daniela Mercury, embaixadora do UNICEF, e grandes nomes do esporte nacional como Ana Moser, Lars Grael, Patrícia Medrado, Soraia André, Diogo Silva e Barbosa do basquete.

O Fórum terá palestras e mesas comandadas por especialistas em direitos da criança e políticas públicas para a infância e a adolescência, como o pedagogo Antônio Carlos Gomes da Costa, que participou do grupo de redação do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) e trabalhou como perito no Comitê Internacional dos Direitos da Criança da ONU em Genebra (Suíça), Victor Barreto, consultor do IDECA (Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e de Ação Comunitária) e Jaqueline Moll, coordenadora do Programa Mais Educação do Ministério da Educação.

Também participam deste 1º Fórum Caravana do Esporte e Caravana da Música professores dos dois projetos sociais, Secretários de Educação, Esporte e Cultura dos municípios envolvidos e representantes regionais do UNICEF. Cada município terá dois representantes, que podem ser secretários municipais, professores e/ou líderes comunitários que se destacaram na mobilização para o projeto em sua cidade. (Confira abaixo a lista completa dos municípios participantes).

Entre os principais objetivos do 1º Fórum Caravana do Esporte e Caravana da Música estão avaliar o trabalho de continuidade desenvolvido pelos municípios e a aplicação de políticas públicas, além de propiciar a troca de experiências sócio-educativas entre os participantes e estabelecer propostas de continuidade do trabalho com o esporte e a arte educacionais nas comunidades envolvidas. Ao final do encontro, serão definidos Planos Político-Pedagógicos para orientar a continuação da Caravana do Esporte e da Caravana da Música nos municípios nos próximos meses até a realização do próximo Fórum, em maio de 2009.

“O 1° Fórum Caravana do Esporte e Caravana da Música é mais uma conquista nestes quatro anos de projeto. A primeira oportunidade de reunir educadores e gestores de municípios de todo o Brasil. Comunidades com realidades tão diversas e, em alguns pontos, tão semelhantes: indígenas, quilombolas, ribeirinhos, sertanejos, pessoas do interior e de grandes centros urbanos, todos juntos para um grande debate sobre a utilização do esporte e da arte na educação das crianças brasileiras!”, conta Adriana Saldanha, diretora da Caravana do Esporte e da Caravana da Música.

O 1º Fórum da Caravana do Esporte e Caravana da Música tem apoio da Gol – Linhas Aéreas Inteligentes, que forneceu as passagens aéreas para todos os participantes do encontro.

Esporte e Arte para Educar

Criada em 2005 pela ESPN, a Caravana do Esporte já percorreu 32 cidades em 15 estados brasileiros, utilizando o esporte para educar. Em cada localidade atendida, uma equipe de professores e atletas desenvolve oficinas esportivas com alunos de 7 a 14 anos e workshops com professores da rede pública de ensino. A iniciativa é possível graças à aliança com o UNICEF - Fundo das Nações Unidas para a Infância, que chancela o projeto e indica as cidades a serem atendidas. O Instituto Esporte e Educação, presidido por Ana Moser, é o responsável pela metodologia aplicada. O projeto conta ainda com a parceria de grandes nomes do esporte brasileiro.

Já a Caravana da Música foi criada em 2007 pela ESPN em parceria com o UNICEF e a cantora Daniela Mercury, com o objetivo disseminar o conceito da educação por meio da experimentação artística de música e dança. Nas comunidades atendidas, profissionais indicados por Daniela Mercury realizam oficinas de música e dança com a alunos de 6 a 14 anos e workshops com professores da rede municipal de ensino para capacitá-los a dar continuidade ao projeto depois da passagem da Caravana.

O canal ESPN Brasil exibe documentários com o melhor das matérias e dos trabalhos realizados em cada uma das comunidades visitadas. A série de programas da Caravana do Esporte já recebeu diversas premiações, entre elas o Prêmio APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) de melhor programa de esporte da TV brasileira, além de ser finalista do Prêmio IGE de Jornalismo (coordenado pela Agência de Notícias dos Direitos da Infância - ANDI e pelo Instituto Gestão Educacional), na categoria Iniciativa Inovadora e no Prêmio Esso Especial de Telejornalismo. A série também recebeu Menção Especial na 4ª edição dos Prêmios Ibero-Americanos de Comunicação pelos Direitos da Infância (UNICEF, Comitê Espanhol do UNICEF e Agência EFE de Notícias).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NA LUTA E NA LABUTA!

Minha foto
JUNTAR PESSOAS QUE ACREDITAM NO ESPORTE E NA ARTE PARA EDUCAR CRIANÇAS E JOVENS E TRANSFORMAR AS COMUNIDADES MENOS FAVORECIDAS!