domingo, 26 de julho de 2009

Caravana do Esporte

A Caravana do Esporte é uma ação criada em 2005, que acontece pontualmente em diversos municípios brasileiros que apresentam baixos índices de desenvolvimento humano e da infância. Possui uma metodologia completa para a mobilização desses municípios, ao integrar ações de atendimento a crianças e adolescentes por meio de um grande evento esportivo; da formação de professores e educadores locais em Esporte Educacional; da articulação política e do apoio da Caravana para a continuidade local, pelo envolvimento da comunidade e do poder público, e de apoio na construção de Planos Estratégicos.

Nos últimos três anos (de 2005 a 2007), foram realizadas 30 etapas em 28 Municípios de 13 Estados. Ao todo, foram atendidas cerca de 30.000 crianças e adolescentes, e 3.500 professores e educadores.

  • A ESPN Brasil - um canal de TV por assinatura que acredita e trabalha pela educação e inclusão social de crianças e adolescentes por meio do esporte para todos. Proporciona visibilidade no impacto do esporte educacional nas comunidades visitadas, bem como dá voz para que elas expressem seus anseios e possibilidades. Além disso, promove a mobilização de atletas e ex-atletas na causa social e pela questão da criança e do adolescente no Brasil;

  • O Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), cuja principal missão é assegurar que cada criança e adolescente tenha seus direitos fundamentais integralmente cumpridos, respeitados e protegidos. Atua no Brasil desde 1950, destacando-se por fazer valer uma das leis mais avançadas na defesa desses direitos: o ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente.

O Projeto Caravana do Esporte representa um movimento de ação social pelo esporte educacional, pelo direito da criança à educação, à cultura, ao esporte e ao lazer, que reúne professores, atletas, instituições, organizações esportivas da sociedade civil e se traduz em ação de atendimento direto a crianças, adolescentes, professores da rede pública, educadores comunitários e lideranças comunitárias desenvolvidas em municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Caravana do Esporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NA LUTA E NA LABUTA!

Minha foto
JUNTAR PESSOAS QUE ACREDITAM NO ESPORTE E NA ARTE PARA EDUCAR CRIANÇAS E JOVENS E TRANSFORMAR AS COMUNIDADES MENOS FAVORECIDAS!