sábado, 25 de julho de 2009

Prato Cheio - Cortella

Prato cheio, vida forte
Mario Sergio Cortella
É tempo de alimentar e sustentar corpos e mentes.
Grande e generoso projeto para o futuro próximo: cada pessoa poder ter, ao menos, três pratos de comida por dia em nosso país. É um sonho para fazer virar realidade, colocando a educação como ferramenta de defesa imperativa da idéia e promotora convicta da prática. Para alguns, parece pouco, para muitos será vital, para todos será honroso.
Sempre que posso, reconto uma história real, registrada também na conclusão de meu livro A Escola e o Conhecimento (Cortez, 2002, 166 págs.), e que, agora, mais do que nunca, reproduzo parcialmente para vislumbrar um final diferente. Em meados dos anos 70, dois caciques da nação xavante vieram visitar São Paulo e foram levados para passear. Andaram no metrô, caminharam pela avenida Paulista, visitaram um shopping. Por fim, foram conhecer um dos prédios históricos paulistanos da região central que abriga um imenso mercado municipal (entreposto de frutas, legumes e cereais) com a finalidade de serem surpreendidos com um cenário paradisíaco: alimentos acumulados em grande quantidade. Naquela época, os xavantes quase não usavam dinheiro como mediação para qualidade de vida. O alimento farto representava, para eles, uma riqueza incomensurável. Entraram, deram dois passos no interior do prédio e, subitamente, estancaram, boquiabertos com o cenário: pilhas e pilhas de alfaces, ceno! uras, tomates, laranjas.
Começaram a andar por entre as caixas de alimentos e, de repente, um deles viu algo que não veríamos, pois não chamaria nossa atenção. Ele apontou e disse: "O que ele está fazendo?". "Ele" era um menino de uns 10 anos de idade, que catava no chão verduras e frutas amassadas, estragadas e sujas, e as colocava em um saquinho plástico. A resposta foi a "óbvia": "Ele está pegando comida."
O cacique continuou passeando, calado, provavelmente tentando compreender a resposta dada. Depois de uns 10 minutos, voltou à carga:
Não entendi. Por que o menino está pegando aquela comida podre se tem tanta coisa boa nas pilhas e caixas?
– Porque para pegar nas pilhas precisa ter dinheiro.
Insiste o xavante, já irritado, pois está escavando onde a injustiça sangra:
– E por que ele não tem dinheiro?
Réplica enfadonha do civilizado:
– Porque ele é criança.
– E o pai dele tem?
– Não, não tem.
– Então, não entendi de novo. Por que você, que é grande, tem dinheiro e o pai do menino, que também é, não tem?
– Porque aqui é assim.
Os índios pediram para ir embora, pensativos. Não conseguiram compreender essa situação tão "normal". Para que pudessem aceitar mais tranqüilamente o "porque aqui é assim" teriam de ter sido "civilizados" de um modo especial.
Por isso, só quem já teve a vida danificada pela fome entende bem o lugar dessa fantástica e justa urgência: segurança alimentar. É passo essencial para estilhaçar um modelo homicida e conveniente de ser civilizado.

Mario Sergio Cortella é filósofo e professor de Pós-Graduação em Educação na PUC-SP. Artigo publicado pela Revista Educação, edição de Dezembro de 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NA LUTA E NA LABUTA!

Minha foto
JUNTAR PESSOAS QUE ACREDITAM NO ESPORTE E NA ARTE PARA EDUCAR CRIANÇAS E JOVENS E TRANSFORMAR AS COMUNIDADES MENOS FAVORECIDAS!